quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ROTEIRO DE AULA

ROTEIRO DE AULA
CONTEÚDO-Leitura e Interpretação de uma Fábula(A onça e o macaco).
DISCIPLINA-Língua portuguesa
OBJETIVO-Localizar informações no texto.
-Desenvolver o gosto pela leitura.
-Acelerar o ritmo da leitura.
SITUAÇÃO DIDÁTICA-Ler a fábula para os alunos e fazer perguntas orais a respeito do texto.
1-Ao ler a história, você torceu pela onça ou pelo macaco?Por que?
2-Na sua opinião,o que pode vencer a força?
3-Quem são os personagens da história?Qual dos personagens saiu vitorioso?Como
comemorou a vitória?
ATIVIDADE ESCRITA
1-Pinte a frase que está mais de acordo com história.
a)Contra a força não se discute;
b)Vale mais a esperteza que a violência;
c)Macaco ri do rabo da cutia e se esquece do seu;
PRODUÇÃO TEXTUAL
1-Você lembra dá musica que o macaco cantou.Então tente escrevê-la.
Não esqueça a pontuação.

A onça e o macaco
A onça vivia querendo pegar macaco.
O macaco era esperto.
Um dia, veja só o que aconteceu.
O macaco estava indo a uma festa e avistou a onça.
O coração do macaco disparou.
-Xi...Lá vem a pançuda... O que eu vou fazer?
Aí, ele teve uma idéia:Entrou em uma cabaça e começou a balançar e a pular.
A cabaça foi rolando, até chegar ao lugar da festa.
O macaco pulou para fora da cabaça,dançando e cantando:

-Cadê a onça?
Cadê o furacão?
Corre, corre ,cabacinha!
Corre,corre,cabação.
Floresta da Brejaúva,Francisco Marques, Dimensão.(texto adaptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário